abril 4, 2017

Perfil Corporativo

INTRODUÇÃO

O Código de Ética e Conduta da ITIZA MONTAGENS é dirigido a todos os membros da administração e aos seus colaboradores para servir como referência na atuação pessoal e profissional. Os colaboradores devem conhecê-lo e fazê-lo conhecido, observando e defendendo seu cumprimento.

Este Código contribui para estabelecer um padrão de relacionamento respeitoso e transparente, com o objetivo de nos orientar a sempre proceder de acordo com os nossos Valores e Princípios Éticos.

Neste sentido, o Código especifica:

a. os compromissos da ITIZA MONTAGENS com a sociedade, em especial com seus colaboradores, clientes, consumidores e fornecedores;

b. os padrões de conduta esperados dos colaboradores no exercício de suas responsabilidades pessoais e profissionais.

Por isso, é essencial que cada colaborador o leia atentamente, de forma a poder usá-lo diariamente como guia de suas ações e decisões.

Temos certeza de que ele é um instrumento de trabalho extremamente útil e necessário, capaz de nos inspirar na condução da ITIZA MONTAGENS e na arte de transformar nossa conduta pessoal e profissional em exemplo para todos.

Somos Assim

Uma empresa é um organismo vivo. Tem personalidade, imagem e cultura próprias. É constituída por profissionais com características e habilidades diferentes, mas que, juntos, se complementam em busca de objetivos e sonhos em comum.

Resumimos aqui os Valores, a Missão e a Visão da ITIZA MONTAGENS. Elementos que fazem parte do nosso jeito de ser, que são reflexo da nossa maneira de pensar e orientação para o nosso modo de agir.

A identidade ITIZA MONTAGENS, afirmada ao longo da nossa trajetória e aqui registrada, é resultado da percepção de todos e de cada um de nós.

É a vivência da identidade ITIZA MONTAGENS que garantirá uma empresa cada vez mais vitoriosa.

Juntos, construiremos o futuro da ITIZA MONTAGENS!

Nossa Missão

Proporcionar aos nossos clientes o fornecimento de profissionais qualificados para a execução de serviços de engenharia, manutenções, construções e montagens.

 Nossa Visão

Ser uma referência em excelência no fornecimento de mão de obra qualificada para execução de serviços de engenharia, manutenção, construções e montagens, operando em todo território nacional, unificada nos objetivos com seus colaboradores.

Nossos Valores

  • Ética, Cumplicidade e Transparência no relacionamento para com os funcionários, clientes e fornecedores; Comprometimento com tudo que for feito, fazendo certo da primeira vez;
  • Trabalho: Nada se conquista e se mantém sem união e esforço coletivo de todos os colaboradores.

DIRETRIZES DE ÉTICA EMPRESARIAL

Compromissos da ITIZA MONTAGENS

Ética e cidadania corporativas

  • Respeitamos os direitos humanos e não admitimos nenhuma forma de exploração, discriminação e desrespeito em nossas atividades, ambientes e cadeia de valor.
  • Adotamos diretrizes e práticas de sustentabilidade empresarial.
  • Apoiamos ações comunitárias e de interesse público, especialmente as destinadas a promover ações de educação, esportes, artes e cultura.
  • Estimulamos nossa cadeia de valor (incluindo a cadeia de suprimento) a adotar práticas de sustentabilidade empresarial e desenvolvimento socioambiental.
  • Não usamos qualquer forma de artifício, imposição ou constrangimento em nossas operações e negócios.
  • Fornecemos de modo claro e correto as informações que nossos públicos de relacionamento necessitam para tomar decisões relativas à ITIZA MONTAGENS.
  • Cumprimos as leis, as normas e os regulamentos dos países onde atuamos em todas as instâncias.
  • Adotamos políticas e práticas destinadas à prevenção e combate a toda forma de pagamento ou recebimento ilícito ou obtenção de vantagens pessoais ou privilégios, fraudes, lavagem de dinheiro, potenciais conflitos de interesses, etc.

Administração, transparência e prestação de contas

  • Adotamos diretrizes e práticas de governança corporativa destinadas a garantir:

– Uma administração diligente, honesta e prudente.

– A boa reputação da ITIZA MONTAGENS.

– A satisfação dos clientes.

– O alinhamento das atividades da ITIZA MONTAGENS com os compromissos expressos neste Código e nas diretrizes de sustentabilidade, gestão de pessoas, performance, sistema de remuneração, gestão de riscos, controles financeiros, auditoria, compliance, controles internos e segurança corporativa.

– Que nossas declarações, relatórios, comunicados e demonstrativos reflitam com clareza e correção a realidade da ITIZA MONTAGENS.

– Que nossos contratos possam ser facilmente compreendidos e que evidenciem os direitos e deveres das partes, salientando os riscos existentes.

– A independência de nossos processos de gestão de riscos, compliance, auditoria e ouvidoria.

– A proteção das informações não públicas (restritas, confidenciais e internas) visando evitar que seu vazamento prejudique a ITIZA MONTAGENS e seus públicos de relacionamento.

Conduta com os públicos de relacionamento

  Partes relacionadas

  • Operações e negócios com partes relacionadas são realizados em condições de mercado e levam em consideração, em primeiro lugar, os interesses da ITIZA MONTAGENS, observando condições estritamente comutativas, negociadas de forma independente, mediante processo transparente, ético e em conformidade com a legislação vigente.
  • Fornecemos de forma clara e correta as informações necessárias para que as partes relacionadas tomem suas decisões.
  • Adotamos critérios transparentes e que aumentam o grau de imparcialidade na gestão dos conflitos de agenda, visando eliminar injustiças na assimetria de direitos e na conciliação de interesses das partes relacionadas.

Colaboradores

  • Não toleramos qualquer forma de discriminação ou assédio.
  • Adotamos políticas e práticas destinadas a prevenir e combater as formas degradantes de trabalho (infantil, forçado, escravo, etc.).
  • Respeitamos os direitos políticos e trabalhistas dos colaboradores, incluindo o direito à negociação coletiva e à associação partidária e sindical.
  • Os processos de gestão de pessoas (contratação, desligamento, transferência, promoção, aumentos salariais por méritos, sanções disciplinares, etc.) são realizados com respeito, transparência, imparcialidade e com base nos preceitos da meritocracia.

 Clientes e consumidores

  • A qualidade de nossos produtos e serviços deve superar os padrões estabelecidos pela legislação e pelas normas setoriais.
  • Respeitamos a liberdade de escolha de nossos clientes e consumidores e lhes fornecemos de forma clara e correta as informações necessárias para a tomada de

decisões.

  • Não usamos artifícios como vendas casadas e outras formas de imposição ou constrangimentos na realização de negócios.
  • Atendemos clientes e consumidores com acolhimento, profissionalismo e agilidade, valorizando seus interesses, tempo, opiniões e sentimentos.

Fornecedores (fornecedores de produtos, prestadores de serviços, parceiros comerciais, parceiros de negócios, etc.)

  • Adotamos critérios justos e transparentes de seleção e contratação de fornecedores.
  • Adotamos diretrizes e práticas de desenvolvimento de fornecedores, visando ao aperfeiçoamento de nossos produtos e serviços.
  • Não toleramos qualquer forma de trabalho degradante (escravo, forçado, infantil, etc.) em nossa cadeia de suprimento, bem como descumprimento às legislações trabalhistas vigentes ou ações que causem danos ao meio ambiente.
  • Não toleramos qualquer prática de corrupção, suborno, propina, favorecimentos pessoais e demais formas de atos ilícitos ou criminosos em nossa cadeia de suprimento.

Concorrentes

 Respeitamos a reputação e as opiniões dos nossos concorrentes e não desvalorizamos seus produtos e serviços, assegurando condições para uma concorrência saudável.

  • Agimos segundo os preceitos da livre concorrência e, nesse sentido, as seguintes práticas são vedadas: truste, uso de informações privilegiadas, omissão de fatos relevantes, manipulação da boa-fé, espionagem, etc.

 Setor público

 As decisões da ITIZA MONTAGENS não são influenciadas por preferências partidárias ou ideológicas.

  • Nenhuma contribuição (patrocínios, doações, etc.) pode ser realizada tendo em vista a obtenção de benefícios ilegítimos ou favores para a ITIZA MONTAGENS.

Mídia

  • Baseamos nosso relacionamento com a mídia em princípios de veracidade e independência.
  • Temos o discernimento sobre o que é dever de informar e o que são ações de marketing e de publicidade.
  • Reconhecemos e respeitamos o dever da imprensa de informar a opinião pública.

DIRETRIZES DE CONDUTA NO AMBIENTE DE TRABALHO

Sabemos que o modo como realizamos nossas tarefas, honramos compromissos e nos comportamos revela o valor que atribuímos aos outros e a nós mesmos, pois nossos hábitos e atitudes tanto influenciam positivamente a confiança que recebemos quanto geram descrédito, dando origem a insatisfações pessoais e profissionais.

Daí a importância de aprimorarmos continuamente a qualidade de nosso trabalho e cultivarmos ambientes motivadores e que estimulem a cooperação: essa é a melhor forma de protegermos nossa dignidade pessoal.

Conduta pessoal

  • Cumpra sempre as normas e as políticas, processos e procedimentos estabelecidos. Só faça aquilo que tem certeza que pode fazer; na dúvida, busque orientação com seu gestor imediato ou área de Recursos Humanos.
  • Cultive a cordialidade nos relacionamentos e procure resolver os desentendimentos ou mal entendidos com cuidado, respeito e acolhimento.
  • Pratique o diálogo e não a imposição de um ponto de vista; ouça com atenção e respeite a opinião alheia ainda que você discorde dela.
  • Ajude os colegas a realizar um bom trabalho e oriente com paciência e interesse aqueles que o procuram.
  • Jamais induza alguém ao erro ou cause-lhe prejuízo.
  • Dê o devido crédito às ideias e realizações dos colegas e não apresente ideias, opiniões e preferências pessoais como se fossem da ITIZA MONTAGENS ou dos seus administradores ou colaboradores.
  • Não use o nome da ITIZA MONTAGENS, cargo ou influência para obter benefícios pessoais ou para parentes, amigos ou terceiros.
  • Não discrimine alguém por sua etnia, gênero ou por suas preferências políticas, sexuais, religiosas, culturais ou por suas deficiências.
  • Não adote condutas ofensivas, sejam verbais, físicas ou gestuais.
  • Não reproduza boatos e maledicências.
  • Se errar, não oculte o fato; seja transparente e verdadeiro e esforce-se para mitigar suas consequências e aprender com elas.
  • Participe com pontualidade e dedicação das ações de educação e treinamento oferecidas pela ITIZA MONTAGENS.
  • Cuide das instalações, recursos, equipamentos e materiais de trabalho e somente os utilize para fins pessoais em caso de uma emergência que não coloque em risco a integridade dos bens da ITIZA MONTAGENS.
  • Adote os preceitos do consumo consciente: não desperdice água, energia, papel, objetos de plástico, materiais de escritório, etc, e pratique a coleta seletiva.
  • Evite desequilíbrios financeiros, pois eles acarretam prejuízos de ordem pessoal e profissional.
  • Apresente-se no ambiente de trabalho em pleno estado de normalidade (sem embriaguez, uso de drogas, etc); o uso de drogas ilícitas é crime e compromete a atuação profissional, ao prejudicar gravemente a vida de seus usuários, perturbar o ambiente de trabalho e poder causar situações de risco para os demais.
  • Zele pela aparência pessoal, vestindo-se adequadamente à função desempenhada.
  • Não divulgue informações da ITIZA MONTAGENS ou comente situações de seu cotidiano de trabalho em redes sociais.

Conduta profissional

  • Realize seu trabalho com zelo, foco nos interesses da ITIZA MONTAGENS e em conformidade com a empresa e com este Código de Ética e Conduta.
  • Mantenha-se atualizado sobre os avanços de sua área profissional e, quando for o caso, obtenha as certificações necessárias ao exercício de seu cargo.
  • Não permita que os negócios e operações da ITIZA MONTAGENS sejam usados para atos ilícitos ou criminosos (corrupção, propina, lavagem de dinheiro, fraude, etc.). Para tanto, entre outras precauções, conheça e cumpra as diretrizes e práticas da ITIZA MONTAGENS relativas ao assunto.
  • Jamais aconselhe, difunda informações ou negocie com base em rumores ou dados não confiáveis.
  • Conheça e cumpra as políticas e demais normas da ITIZA MONTAGENS.
  • No relacionamento com clientes, fornecedores e demais públicos, procure os canais competentes para atender solicitações ou resolver conflitos que estejam fora de suas atribuições.

Conflitos de interesses

Surge quando interesses pessoais se opõem aos da ITIZA MONTAGENS e vice-versa. Essas situações põem em risco nossa reputação e, por isso, precisam ser administradas com transparência e devem ser prontamente comunicadas aos gestores.

Proteção das informações da ITIZA MONTAGENS

  • Respeite a privacidade dos clientes e fornecedores mantendo em sigilo seus cadastros, informações, operações, serviços contratados, etc.
  • Proteja e impeça o vazamento de qualquer documento ou informação que possa causar prejuízo ou desconforto a pessoas ou empresas.
  • Na hipótese de se desligar da ITIZA MONTAGENS, não leve cópia de informações, processos, Softwares ou qualquer outro tipo de conhecimento que sejam propriedade da ITIZA MONTAGENS.

Relações com clientes e fornecedores (fornecedores de produtos, prestadores de serviços, parceiros comerciais, parceiros de negócios, etc.)

  • Antes de realizar negócios particulares com profissionais, empresas e gestores de empresas que sejam clientes ou fornecedores da ITIZA MONTAGENS, administradores e colaboradores devem obter autorização de seu gestor imediato.

Cortesias (brindes, presentes, favores, etc.)

  • Não se deve aceitar ou oferecer cortesias de qualquer natureza: presentes, gratificações, favores, descontos em transações de caráter pessoal, viagens de negócios ou lazer, convites para participar de eventos e quaisquer outras cortesias.
  • No relacionamento com o setor público, é vedado oferecer ou receber cortesias para/de funcionários públicos ou ocupantes de cargos políticos e seus partidos.

 Cortesias no relacionamento e marketing institucional

(convite para conhecer novos, produtos e serviços; participação como autor ou ouvinte em palestras, encontros, etc.)

  • Na oferta, é permitido incluir despesas com viagens, transporte local, hospedagem, alimentação, inscrição, etc.
  • No recebimento, essas despesas devem ser cobertas pela ITIZA MONTAGENS, quando possível e a juízo do diretor executivo responsável.

Contribuições (patrocínios, doações, etc.)

  • Antes de receber ou oferecer contribuições, administradores e colaboradores devem informar seu gestor imediato sobre essa intenção.
  • As contribuições devem ser praticadas em conformidade com as leis, normas e regulamentos dos países em que a ITIZA MONTAGENS está presente.
  • As contribuições não devem influenciar processos de tomada de decisão, dar margem para essa interpretação ou serem praticadas em troca ou a título de antecipação de qualquer favor.

Atividades externas

 O trabalho em outras empresas ou organizações como funcionário, prestador de serviço, consultor, diretor ou conselheiro, não pode conflitar em nenhum sentido (natureza, tempo, etc.) com as atividades realizadas na ITIZA MONTAGENS.

  • Antes de assumir atividades em outras empresas ou organizações, administradores e colaboradores devem informar seu gestor imediato sobre essa intenção.

COMUNICAÇÃO DE DESVIOS ÉTICOS

Administradores e colaboradores são responsáveis por garantir que este Código de Ética e Conduta seja cumprido e, além de agir em conformidade com ele, devem comunicar prontamente a suspeita ou o conhecimento de violação de suas diretrizes aos gestores da ITIZA MONTAGENS.

Comitê de Pessoas

A gestão deste Código de Ética e Conduta cabe ao Comitê de Pessoas, e órgão de assessoramento do Conselho de Administração da ITIZA MONTAGENS, competindo-lhe:

  • Avaliar continuamente as normas contidas no documento e, se necessário, atualizá-las;
  • Deliberar sobre dúvidas de interpretações.
  • Canais de Contato/denúncias

Os conflitos de natureza ética, desvios de conduta e eventuais relatos ou denúncias sobre a não observância deste Código devem ser encaminhados ao Comitê de Pessoas por meio dos seguintes canais:

– Site: www.itiza.com.br

– E-mail: itiza@itiza.com.br

– Carta: Av. Visconde de Jequitinhonha , SN – lotes 1,2,3 – quadra 10 – Vila Actura  Duque de Caxias – RJ, CEP 25225-050.

Em todos os canais de contato disponíveis, o manifestante poderá se identificar ou efetuar relato anônimo. O sigilo e a confidencialidade são garantidos. Eventualmente, poderá solicitar atendimento pessoal, que acontecerá em local reservado.

  • Proteção a Denunciantes

– Administradores ou colaboradores que tentarem ou praticarem retaliação contra quem comunicar suspeitas ou colaborar na apuração de violações deste Código de Ética e Conduta Estarão sujeitos a medidas disciplinares previstas em norma da ITIZA MONTAGENS.

SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

Administradores e colaboradores que violarem o Código de Ética e Conduta ITIZA MONTAGENS estarão sujeitos às sanções disciplinares previstas em norma interna.

ABRANGÊNCIA DESTE CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

O Código de Ética e Conduta ITIZA MONTAGENS foi aprovado pelo Conselho de Administração. As diretrizes deste Código devem ser seguidas por todos os colaboradores da ITIZA MONTAGENS, inclusive pelos seus administradores.